terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Ademir Bacca e a doação de 2000 livros no XVI Congresso Brasileiro de Poesia





Ademir Bacca é dessas pessoas para quem o Outro tem peso na balança de dois pratos do seu ser-poético:de um lado, ele e sua verve, sua obra, suas ações, tais e quais as conhecidas no Proyecto SUR, no Congresso Brasileiro de Poesia que acontrece emm Bento Gonçalves,RS, nas antologias que organiza com dedicação.De outro, a divulgação dos demais poetas,seu entusiasmo nesse garimpo.

No ano passado, participei, pela primeira vez, da antologia, e as relações entre editor e Poeta não poderiam ser melhores.Os livros chegaram , da forma que sinalizei, aqui em Minas gerias.Gostei da capa, da companhia, da edição em si.
Sempre repito que não conheço o Bacca pessoalmente, mas jamais encontrei quem dele falasse senão boas coisas.Tenho a maior empatia com seu trabalho, com seus poemas.

Divulguei fotos da doação de exemplares às escolas.As crianças gostam muito de ler, os adolescentes precisam manter esse contato com os livros, para encontrarem caminhos de realização pessoal e estruturarem a personalidade em formação.Poeta quer ser lido e ,nas escolas, muito mais pessoas terão acesso à Poesia, ao autor.

Cultura é mais que ir à escola.Para mim, todo culto, lê.Os demais, apanham migalhas dos muitos saberes e fingem saber.A criatividade desenvolve-se com muitos braços, se o ledor se entregar a esse prazer inexprimível.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa para oito Países Lusófonos.


Agora, o convite para mais uma jornada:o Congresso de 2008, a participação nas novas antologias.
Vejam:





XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA NESTE ANO DISTRIBUIRÁ DOIS MIL LIVROS DURANTE O PROJETO 'POESIA NA ESCOLA'


Dando início aos preparativos da XVI edição do Congresso Brasileiro de Poesia, que será realizado na cidade de Bento Gonçalves entre os dias 6 e 11 de outubro vindouro, o PROYECTO CULTURAL SUR/BRASIL está lançando a edição 2008 do projeto "POESIA NA ESCOLA", que consiste na publicação de mais dois volumes da antologia "POESIA DO BRASIL".

O volume 7 será coordenado pelos poetas Artur Gomes e Cláudia Gonçalves, enquanto Ademir Antonio Bacca coordenará o volume 8.

No ano passado, 1.700 exemplares das antologias publicadas foram entregues à Biblioteca Pública Castro Alves, encarregada pela Fundação Casa das Artes para fazer a distribuição dos livros às escolas das redes municipal e estadual de ensino. Para este ano, a coordenação do XVI Congresso Brasileiro pretende distribuir às escolas 2.000 exemplares.

Cada um dos volumes contará com 56 poetas e terá 344 páginas.

As inscrições já estão abertas. Garanta desde já a sua participação."

Dois poemas de Ademir Antonio Bacca:


não tão frágeis

na mesa do prazer
nem todas as taças
são de cristal

algumas paixões
são duras de se quebrar.

© Ademir Antonio Bacca
do livro: “Grito por dentro das palavras”

******


toda palavra

toda palavra
devora entranhas
e alimenta medos

toda palavra
que corta fundo
reparte o sangue
entre a terra
e o corpo

mas toda palavra
que cala,
divide dois mundos
para sempre

© Ademir Antonio Bacca
do livro “O Relógio de Alice”

2 comentários:

Ademir A. Bacca disse...

clevane,
você conseguiu me deixar quase sem palavras. só sobrou uma: obrigado!
grande abraço

Maria Rosa Del Gaudio disse...

So hoje, pelas redes sociais (tem muita coisa boa por ali) tive conhecimento de você e de suas criações poéticas. Estou encantada, querendo devorar tudo o que você escreve. Gratidão por existirem!