terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A leitura e eu...


Leio desde os três anos de idade, graças às atividades lúdicas de mamãe menina, pois morávamos na Fronteira do Brasil com a Colômbia, em Japurá e ela, sem muito "que- fazeres" ( além de criar duas menininhas, gestar o primeiro filho homem, criar vários animais que apareciam por lá, depois de curá-los ,fazer bolinhos - muitas vezes roubados ainda quentes pelo macaco Chico, lavar roupa no rio,num "porto", um pedaço de madeira flutuante, cercada de botos),resolveu, por silabação, ensinar-me.
Maravilhada, juntava as sílabas e sentia um prazer enorme, ainda lembro.Fui com ela ao dentista e perguntei:
"O senhor é de Recife?"(falava com o "e" bem ab erto, nordestina na Amazônia)Mamãe contava que ele ficou perplexo:"Mas como sabe?".Apontei para os caixotes e caixas que acabavam de chegar de Manaus com ele e li, soletrando :R-e,Re, C-i,Ci, F-e,Fe".
Devo muito à leitura e aos poucos, aqui vou comentar livros e acontecências refentes aos livros.Sou uma pessoa livresca, donde o nome do blog.Leio e escrevo,gosto de comentar livros e resenhar os que posso, desde os Anos 60, em Juiz de Fora, mas ainda normalista, a pedido de minha professora de Português, Irmã Josephina de Gusmão.
Minha primeira crítica literária foi para a Revista da Previdência.E,de alguma forma premonitória, chamei-a "Sapatilhas e Botinas".Apenas pelo contraste entre umas e outras.Mas escrita conforme ainda gosto;sem parar muito, da primeira à última palavra, de uma só vez.Em março, acontecia o Golpe Militar que iniciou a Ditadura, os Anos de Chumbo.Li muitos livros "proibidos", então, de "o Último Tango em Paris"(o filme , somente assisti, depois de casada , pela segunda vez, em Belo Horizonte, no final dos Anos 70,em um cinema "para homens", onde meu marido Eduardo, cinéfilo, levou-me a assitir muitos...
Há filmes mais interessantes que os livros (penso , para mim , ser o caso de Dr.Jivago).Mas a grande maioria dos livros nos envolve e desenvolve mais a imaginação:nada limita,o protagonista, tem a cara que lhe damos, por exemplo...

Nenhum comentário: