segunda-feira, 13 de abril de 2009

Saciedade dos poetas Vivos-estou no número 5, em boa companhia, claro





Fonte:
* Verdeveredas-->http://www.45graus.com.br/verdeveredas.php?m=10&a=2008
Originalmente, a antologia virtual pode ser aberta e lida em www.blocosonline.com.br



Conheça a Antologia "Saciedade dos Poetas Vivos"
"Saciedade dos Poetas Vivos nº 5"




Poetas:
Antonio Carlos Secchin

*Clevane Pessoa de Araújo*

Christina Ramalho
Dora Dimolitsas
Dora Tavares
Évanes Pache
Geraldo Carneiro
Jania Souza
Juçara Valverde
Luiz Otávio Oliani
Luiza Josefina Varaschin
Marco Faria
Marcos Freitas
Maria Helena Bandeira
Neuza Ladeira
Ricardo Alfaya
Vera Casa Nova

"Nos últimos dias de outubro de 2006 lançávamos a Saciedade dos Poetas Vivos Digital nº 1. Ainda não comemoramos um ano, portanto, e estamos no quinto volume, havendo poetas nos perguntndo já pelo próximo. O conjunto de vários fatores contribuem para este êxito inconteste, tornando o projeto diferente em um momento em que em geral privilegia-se mais a quantidade de participantes do que a qualidade estética: 17 poetas apenas (fazendo com que todos se sobressaiam mais), escolha seletiva criteriosa, enorme carinho pelos poetas convidados, intenso amor pelo projeto e a certeza de estarmos, em cada volume, apresentando propostas poéticas relevantes e significativas, incluindo nomes renomados da poesia brasileira, dando brilho ainda maior ao nosso trabalho – de garimpo literário, como costumamos descrevê-lo.

O tema deste volume nº 5 é NOTURNOS: Noites, noitadas e madrugadas: as noites temporais – com suas luas, estrelas, brilhos, insônias e boemias – e as simbólicas, envolvendo trevas, escuridão, desesperança, obscuridão, cegueira, ignorância, morte. Noites altas, noites fechadas, noites em claro, noites mortas, novas noites. Registros, flashes de momentos e sentimentos, de paixão ou solidão, de descanso ou tumulto. Noturnos: berceuses ou notas inquietantes de harmonia polifônica, a noite como boa ou má conselheira. As madrugadas e suas inerentes ressurreições.

Toda a carne, à meia-noite,
silenciará.
E a voz da primavera anunciará,
correndo,
que, apenas amanheça o dia,
a morte estará vencida,
pelo esforço da Ressurreição.

- Boris Paternak
(trad. Haroldo de Campos)

Lúcidos e trans-lúcidos os dezessete poetas da Saciedade dos Poetas Vivos Digital nº 5 nos deliciam com seus mais diversos e exuberantes compassos: com a poesia intimista de Clevane Pessoa; com a filosófica, de Christina Ramalho; com a lírica de Dora Dimolitsas; com a fotográfica de Dora Tavares; com a minimal de Évanes Pache; com a realista de Jania Souza; com a passional de Jussara Valverde; com a melódica de Luiza Varaschin; com a existencial de Luiz Otávio Oliani; com a dramático-teatral de Marco Faria; com a sinestésica de Marcos Freitas; com a crítico-surreal de Maria Helena Bandeira; com a fragmentária de Neuza Ladeira; com a evocativa de Ricardo Alfaya; com a reflexiva de Vera Casa Nova.

Para completar nossos dezesete poetas, convidamos dois nomes sobejamente conhecidos e reconhecidos no cenário literário brasileiro. Temos muita honra e prazer de contar com a poesia de Antonio Carlos Secchin, professor catedrático de literatura da UFRJ, Prêmios Nacionais como poeta da Fundação Biblioteca Nacional e PEN Clube, e membro da Academia Brasileira de Letras; e Geraldo Carneiro, poeta, ensaísta, tradutor de Shakespeare, letrista, dramaturgo, roteirista de cinema e da TV Globo.

Na boca da noite, as vozes desses poetas ecoarção em sua vida, seja qual for a hora em que eles forem lidos. Carpe noctem."

Urhacy Faustino e Leila Míccolis
EDITORES

Lançamento oficial: 17 de setembro de 2007


--------------------------------------------------------------------------------

Créditos:
Capa: Vande Rotta Gomide
Título: Eduardo Feijó Netto Machado
Seleção de textos: Leila Míccolis
Webmaster: Urhacy Faustino

http://www.blocosonline.com.br/home/index.php

Nenhum comentário: